Ora Esta...

Um Blog de actualidades algarvias e não só

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Tempo de Cultura Islâmica e Mediterrânica

Depois da inauguração no passado sábado da Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica em Silves, gostaria de partilhar convosco uma herança Portuguesa em solo árabe, mais propriamente no Bahrain.
Este sítio arqueológico foi classificado pela UNESCO como Património Mundial de Origem Portuguesa em 2005.


Deixo-vos com a descrição do documento da UNESCO:


Qal’at al-Bahrain é um típico tell, uma colina artificial construída por sucessivas ocupações humanas. O tell, com uma área de 300 por 600 metros quadrados, testemunha a presença contínua do Homem entre 2300 a.C. e o século XVI. Cerca de 25 por cento do sítio foi escavado, revelando estruturas de diferentes tipos: recintos residenciais, públicos, comerciais, religiosos e militares.

As estruturas arquitectónicas descobertas comprovam a importância deste povoamento, dotado de um porto comercial que funcionou através dos séculos. No topo dos seus 12 metros destaca-se um imponente forte português, o qual viria a dar o nome ao sítio, pois qal’at significa forte. Foi neste antigo povoamento que se instalou a capital de Dilmun, uma das mais importantes civilizações antigas da região. Possui os mais opulentos vestígios dessa civilização, conhecida somente através das referências deixadas nos escritos sumérios.


Até no Bahrain... Ora esta...

 
Site Counter
Bpath Counter