Ora Esta...

Um Blog de actualidades algarvias e não só

quinta-feira, julho 31, 2003



Incendios e Sinistralidade na ordem do dia

Verde que te quero verde

Estou triste. Penso que todos os que conheço também estão tristes pelas notícias que nos entram pela casa sobre os incêndios florestais que estão a ocorrer em Portugal.
Ver arder assim as nossas florestas deixa-me realmente sensível, talvez pela educação escutista que tive a natureza sempre me suscitou bastante curiosidade, carinho e respeito.
O que temos assistido nos últimos dias nas serras de Castelo Branco e Vila de Rei é de facto monstruoso. A área ardida em números de ontem é equivalente a 7000 campos de futebol.
Suspeita-se de mão criminosa, o que acontece em 90% dos casos.
No Algarve segundo informações obtidas junto de um comandante de Bombeiros Voluntários, todos os dias deflagram incêndios nas matas e claro também com suspeitas criminosas.
Arde-se por interesse, por doença, por diversão, o facto é que as paisagens bonitas do nosso país são substituídas pela imagem de uma cabeça de fósforo usada.
Apesar de algumas criticas que tenho ouvido acerca dos Bombeiros que estão a combater os incêndios no centro do país, gostava de aqui publicamente deixar um agradecimento honesto pela forma como voluntariamente homens e mulheres se entregam a salvar bens de terceiros, quando podiam muito bem-estar a banhos.
Já agora gostava também de deixar aqui um comentário sobre os números da sinistralidade. Noticiaram que se morre menos nas estradas portuguesas, fruto de campanhas, segurança rodoviária e segurança automóvel. E então o civismo não é contabilizado? Estamos ou não mais tolerantes?
No Algarve registou-se menos mortes este ano que em igual período do ano passado, mas continua-se lamentavelmente a morrer na estrada.
Ainda ontem encontrei numa das rotundas de acesso à Via do Infante perto de Lagoa, um condutor de motorizada a circular em plena rotunda em contra mão, por sorte safei-me a tempo.
Pois hoje deixo-vos com dois assuntos pertinentes e perfeitamente actuais.
ORA ESTA


terça-feira, julho 29, 2003

Vamos lá iniciar o nosso BLOG.
Hoje senti um sismo. Muito bem de 5.4 da escala aberta de Richter.
A casa abanou, as portas também e acordei a tremer.
O nosso verão no Algarve tem de tudo já tivemos uma falsa Onda Gigante e agora um verdadeiro Sismo que por sorte nossa ocorreu no mar e nada nos aconteceu.

Vale a pena estar no Algarve, para alem de toda a animação que oferecemos a quem nos visita também lhes damos emoções fortes

ORA ESTA.
 
Site Counter
Bpath Counter