Ora Esta...

Um Blog de actualidades algarvias e não só

sexta-feira, julho 23, 2004

Pátria Mundo

 
Inaugura hoje no Museu Municipal de Arqueologia de Silves, mais uma grande exposição.
Falo da Exposição de Tapeçaria "Pátria Mundo" de Maria Altina Martins, que decorrerá até ao dia 4 de Setembro e que conta na sua itinerância pelo país com a colaboração do Museu Nacional doTraje desde do ano 2000.

Deixo-vos uma pequena sinopse da referida exposição:

Armação para nomear um conjunto de tapeçarias de carácter narrativo, organizado segundo um esquema que obedece a uma simbólica interpretação da epopeia dos Descobrimentos Portugueses e à realização de uma conquista pessoal de índole estético - espiritual.
Compreende uma ordenação que prefigura uma epopeia em que se assinala o ponto de partida e o ponto de chegada evocando passos e desencontros, explicitando variadas viagens iniciáticas, históricas, interiores e a ideia de aventura e multiculturismo relativo às vivências Oriente/Ocidente e Norte/Sul.
O plano da obra segue uma sequência de posturas que correspondem a fases que contêm uma unidade perspectivada numa reflexão sócio-cultural, referindo factos históricos, mitos da cultura e ideias/símbolos de uma dramaturgia, apelando ao desejo de que as conquistas possam ser atingidas sem armas mas através dos sentimentos de tolerância e compreensão e também equaciona a permanente procura de tesouros materiais e espirituais inerentes à condição humana.
As cores dominantes são o azul dos oceanos, o vermelho do fogo ou da paixão, o castanho da terra, do escravo, e o branco que representa o ar  motor do movimento - e as velas - o têxtil fundamental da acção epopaica .
A manufactura resolve-se numa técnica mista de pendor tradicional, erudito e experimental. Na sua grande diversidade de momentos de criação e de execução, dá-se a noção de que tudo é fibra, lúdico  rigor, cria-se uma antologia de modos de expressão para esta arte, constituindo um relance sobre a história da tapeçaria ao longo do tempo e civilizações.
A armação remete para a ideia de representação da vela polícroma, intensa e extensa onde se pode lograr o desejo de eternidade e o mistério dessa mesma continuidade.

O convite está feito, Ora esta... 

 
Site Counter
Bpath Counter