Ora Esta...

Um Blog de actualidades algarvias e não só

terça-feira, julho 11, 2006


PINK FLOYD de luto

Syd Barret, faleceu no passado dia 7 de Julho de 2006, vitima de cancro.
Só hoje, o seu irmão comunicou a noticia ao mundo.

"Foi este músico que esteve na origem do estilo dos Pink Floyd, tendo-se chegado a dizer que o grupo era Syd Barrett, não interessando os músicos que acompanham...
Foi na primavera de 1966, quando o trio Wright- Mason- Waters procurava um vocalista, que Syd entrou para a banda, na altura, era um estudante de Belas-Artes em Londres, e foi graças a Waters, estudante de arquitectura, que conhece o grupo.
A sua criativade marcou definitivamente a imagem de marca do grupo, a começar pelo nome. Por isso, Syd Barrett foi o impulso para o trio, que queria alguém criativo, e Syd tinha ideias ORIGINAIS sobre tudo.
A sua personalidade era, no entanto, perturbante, do primeiro grande concerto do grupo, na RoundHouse, no lançamento do jornal Internacional Times, porta-voz do movimento underground em Londres, fica a sua voz trocista e a sua execução torturada na guitarra, que fascinaram um público ávido de emoções fortes.
A início, todos os originais dos Floyd eram composições de Syd, como o primeiro 45 rotações Arnold Layne, este disco é é a consagração do magnetismo perturbador que emanava de Syd, e ao que parece, na noite na RoundHouse, o seu aspecto era o mais favorável... São devido a ele os textos bizarros, como Arnold Layne, que diz:
Arnold Layne tem a estranha mania
De coleccionar roupas,
Ao luar-os os contornos diluídos
Ficam-lhe mesmo bem
No entanto, a quantidade de drogas que tomavam, vão destruíndo o vocalista dos Pink Floyd, que vai perdendo a razão. Chega ao ponto de, como diz Gilmour, ser impossível compor com ele, pois por vezes é capaz de escrever de seguida várias músicas extraordinárias , e outras vezes sentava-se com a guitarra, e sem sequer por a mão esquerda no braço desta, arranhava as cordas com a mão direita. A 27 de Maio de 1967, no Queen Elizabeth Hall, dá um dos últimos concertos da sua carreira, e provavelmente o melhor... Aparece no palco vestido com uma capa curta, fazendo largos gestos giratórios com os braços. Durante quase todo o concerto, Barrett, está na frente do palco, iluminado por um forte foco, projectando uma sombra impressionante no écran por trás do grupo. A sua pronúncia cockney, do bairro londrino onde cresceu vai atingir o público em cheio, e neste concerto, apenas Rick Wright, perdido nos teclados, dialoga com ele...
Dificilmente Syd grava o primeiro longa-duração, The Piper at the Gates of Dawn, mas apesar disso, os solos de guitarra em Interstellar Overdrive hão-de ficar para a história do grupo.
Em fins de 1967, entra David Gilmour. A intenção era de manter Syd nas composições, e Gilmour nos concertos. No entanto Syd abandona definitivamente o grupo em Janeiro de 1968.
Depois de abandonar os Pink Floyd, Syd gravou ainda dois álbuns a solo:
The madcap laughs - Janeiro de 1969
Barrett - Novembro de 1970
Ambos foram produzidos por dois Floyd: David Gilmour e Roger Waters no primeiro, e Gilmour e Richard Wright no segundo. Para o primeiro álbum, Syd, cujas dificuldades de comunicação se tinham agravado com a saída do grupo, foi encontrado num jardim público por uma secretária do agente dos Pink Floyd. Dave e Roger foram buscá-lo, e descobriram que o contrato de gravação que Syd tinha não seria renovado se este não apresentasse material, pelo que os dois o forçaram a gravar e produziram o disco. Pelas palavras de David Gilmour, quase foi preciso bater-lhe para conseguir que gravasse.
Apesar de arredado do grupo, a memória de Syd esteve sempre presente na banda ao longo dos anos. E são muitas as referências a ele na música dos Floyd, a mais importante é sem dúvida a longa suite Shine on your crazy diamond, do álbum Wish you were here, em que o YOU se refere a Syd.
Segundo dizem, Syd praticamente não voltou a dar de si, e viveu até ao passado dia 7 de Julho de 2006 uma vida normal, na cave da casa da sua mãe em Cambridge, pintando, compondo, tocando e sonhando... dentro do que ainda tinha consciêcia para fazer, como ir às compras e lavar roupa em lavandarias... (segundo palavras do próprio Gilmour). Uma das suas últimas aparições ocorreu nas sessões de gravação de Wish you were here, completamente irreconhecível. Há quem diga que, num video promocional do duplo ao vivo PULSE, Syd aparece na plateia, antes do tema Wish you were here... "
"excertos retirados de um texto encontrado na net http://student.dei.uc.pt/~paulino/sb.htm"

Faleceu, apesar de tudo um génio, que foi longe demais. Paz à sua alma.
 
Site Counter
Bpath Counter